Existem diversas formas de mensurar o progresso de um treinamento. A maioria das academias e consultórios oferecem serviços mais ou menos completos de avaliação física. Mas, muito além da porcentagem de gordura medida pelo tradicional compasso de dobras (plicômetro) existem algumas formas bem mais simples e gratuitas de visualizar se estamos ou não melhorando nosso corpo:
- Roupa: Alguns avaliadores podem até não gostar, mas a roupa não mente. Se o buraco do cinto mudou, logicamente seu corpo mudou. E não há nada melhor do que vestir uma roupa e ficar bem nela.
- Intensidade: No início da vida fitness as pessoas fazem treinos tão leves que nem dá graça. Aos poucos o corpo vai se adaptando e nós vamos conseguindo treinar de forma cada vez mais intensa.
- Comentários: A família, amigos e colegas de trabalho são um importante termômetro para avaliar as mudanças do seu corpo. Se você anda recebendo elogios e sendo questionado sobre o que você fez para ficar assim, continue nesse ritmo pois está no caminho certo.
- Fotografias: Ver fotos antigas pode ser agradável ou não, dependendo de como estávamos e de como estamos hoje. As fotos são fundamentais para documentar o progresso.
As avaliações tradicionais são importantes sim, mas ninguém anda com a porcentagem de gordura estampada na roupa. A imagem que transmitimos e como nos sentimos a respeito disso é que interessa na prática.
Post por Leandro Osti – Blog Ácido Lático AQUI.
tao obvio…
Muito interessante ..e é assim mesmo, a roupa não mente, as pessoas comentam, no inicio é dificil e parece que nada muda…as fotos!!!!! Essas sim, traduzem de imediato o verdadeiro momento…nas festas sempre engordo uns bons quilinhos, não resisto as rabanadas e aos salgadinhos, minha perdição….mas depois fecho e boca e volto ao meu normal, amo academia!!!! Bjs.