Lendo o livro Ergonomia – Projeto e produção de Itiro Iida, me inspirei a escrever este novo post. Você sabia que as cores causam influências psicológicas nas pessoas, podendo alterar o seu estado emocional e até a sua produtividade? Apesar do fator cultural ser decisivo em sua simbologia, algumas associações normalmente são feitas de maneira geral desde os tempos mais primitivos até os dias atuais, assumindo significados cada vez mais abstratos nas diversas civilizações. Quer descobrir o significado por trás de cada cor e ainda ter ideias de decoração para ambientes variados? Seu desejo é uma ordem!
Vermelho
Esta é uma cor quente, vibrante e estimulante. Desde os primórdios das civilizações foi associada ao fogo e ao sangue, sendo usada largamente na simbologia de brasões familiares. Apesar de ser considerada uma cor acolhedora na decoração, deve ser usada com cautela para não se tornar cansativa aos olhos. O vermelho se destaca com muita facilidade, portanto, se você quer um ambiente aconchegante sem dispensar a personalidade, procure utilizá-lo nos detalhes.
Amarelo
Esta cor representa a claridade, a luz, o calor e a riqueza material e espiritual. Com tantas qualidades, se associa a ambientes alegres e descontraídos. Quer dar uma cara mais jovial e descomplicada aos seus ambientes? Invista no amarelo!
Laranja
Esta cor junta as propriedades do vermelho e do amarelo, cores que lhe dão origem. Por isso, está associada ao calor, ao acolhimento, à alegria e à luz. Devido ao seu poder de dispersão, os espaços coloridos em laranja causam uma sensação de que são maiores do que na realidade, além disso, esta é uma cor que psicologicamente facilita a digestão.
Verde
A cor verde é uma cor passiva, ajudando a aliviar as tensões e a equilibrar o sistema nervoso. Você já percebeu que a maioria dos hospitais tem as paredes pintadas de verde? Simbolicamente está associada à felicidade, à libertação, à esperança e à natureza. Quer um espaço com aspecto de suavidade e frescor? Acerte usando o verde!
Azul
O azul é uma cor fria e suas propriedades estão associadas à tranquilidade, ao sono e ao frescor, provavelmente por evocar o céu e o mar. Nas tonalidades mais claras é amplamente recomendado para quartos infantis, com o intuito de criar um ambiente tranquilo. Já nas cores mais fortes como o azul marinho cria um ar de maior sofisticação, enquanto no turquesa associa frescor e jovialidade.
Branco
O branco, como todos já sabem, está associado à paz e à pureza. Seu efeito de claridade pode ajudar a ampliar os ambientes visualmente, podendo ser base para qualquer decoração, sendo combinado facilmente com todas as outras cores. Quer um ambiente calmo, sofisticado e aconchegante? Associe o branco a outros tons neutros e elementos naturais.
Preto
A cor preta está psicologicamente associada ao luto e à depressão. Na decoração, deve ser usada com cautela para não criar espaços muito pesados e, dependendo da dosagem, poderá surpreender com ambientes sóbrios, sofisticados e extremamente contemporâneos.
Use as cores como aliadas para criar as sensações que pretende causar. Sua casa ficará mais linda e com a sua energia impressa nas paredes e nos móveis. Boa decoração a todos!
Post por Revista Mariée Noivas – Facebook AQUI / Site AQUI
Por isso escolhi pintar de amarelo a minha casa…. pq da sim alegria. O meu quarto é azul marinho, justamente para a tranquilidade de dormir.
bjs
http://ladycatblog1.blogspot.com/
Que post bacana!!! Vontade de sair pintando as paredes agora, rsrs…
Bjs